Como treinar sua equipe para o sucesso

Como treinar sua equipe para o sucesso

O bom atendimento é essencial para os resultados de seu negócio

 

Do que depende o sucesso de uma sorveteria? De um produto de qualidade, sem dúvida. Mas não adianta ter as receitas mais saborosas do mundo ou as lojas mais bonitas da cidade sem oferecer um bom atendimento aos clientes – e isso, por sua vez, não se resume a um sorriso no rosto dos funcionários.

 

Para saber quais são as principais características de um bom atendimento nas sorveterias, conversamos com Marcia Garbin, chef gelatière da Gelato Boutique, com três endereços em São Paulo, e criadora do site www.gelatologia.com. “Não podemos esquecer que o atendente é, em primeiro lugar, um vendedor”, diz ela. “Seu trabalho não é apenas conhecer e servir o produto. Ele precisa ser ativo nas vendas, deixar o cliente curioso.”

Veja as dicas de Marcia:

 

  • Regra de ouro: o atendente deve ajudar o cliente a ter a melhor experiência em sua loja. A melhor experiência para o cliente é, também, a melhor para sua empresa.
  • Pense em maneiras da equipe receber os clientes. Sugira frases como: “Olá! Você já conhece nossa loja? Temos vários sabores exclusivos, além de taças e sobremesas.”
  • O cliente que não conhece a sorveteria não costuma ousar muito – geralmente, acaba pedindo chocolate, creme ou morango em um copo pequeno. É importante que o atendente fale dos sabores especiais, das diferenças que contribuem para fidelizar seu público.
  • Muitas vezes, os clientes se esquecem de pedir água e, depois, têm preguiça de encarar a fila outra vez para fazer a compra. Peça para seus funcionários sempre oferecerem água com os pedidos. “Só não pode ficar empurrando a venda para os clientes”, alerta Marcia.
  • Avalie se vale a pena limitar a quantidade de provas de sabores. Marcia considera a atitude antipática, já que são raros os clientes que abusam das degustações.
  • Lavar as mãos com água e sabão e higienizar com álcool gel são atitudes fundamentais, com ou sem pandemia.
  • Além de mãos higienizadas, é preciso que os atendentes estejam com unhas curtas e sempre limpas, sem esmalte, cabelos presos e com touca, maquiagem leve e sem brincos ou piercings.
  • Na pandemia, o uso de máscara e face shield tem sido obrigatório na maior parte do país. Também tem sido exigido que as sorveterias por quilo tenham um funcionário para servir os clientes, não permitindo o self service. Consulte as exigências sanitárias da sua cidade para estar sempre dentro das normas.
  • “Considero imprescindível que a equipe use uniforme”, diz Marcia. Caso não seja possível, padronize a vestimenta: todos de jeans e camiseta lisa branca ou preta, por exemplo.
  • Dimensione a equipe de acordo com o tamanho da loja e a quantidade de turnos. Mesmo em uma sorveteria pequena, o mínimo é contar com três funcionários.
  • Faça reuniões semanais com a equipe, para avaliar o atendimento e fazer as recomendações necessárias.

 

Com o atendimento resolvido, invista nos sabores de seus sorvetes! Para qualquer tipo de produto, Friese tem pastas e pós saborizantes, mesclas e cobertura líquida ideais para valorizar sua receita. Lembre-se: na hora de garantir as vendas, Harald é sua parceira de janeiro a dezembro. Entre em contato com a nossa equipe via WhatsApp, telefone ou redes sociais para aprender as fórmulas mais deliciosas do sucesso.

 

Surpreenda-se com o sabor de Friese!

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